Meus dois talentos

Meus dois talentos
.


Não sou dessas pessoas que assistem diversas vezes a um mesmo filme, na maioria das vezes tenho dificuldade para me concentrar o suficiente para chegar ao final de um filme médio. Foi por motivos profissionais que assisti Preciosa: uma história de esperança por mais de meia dúzia de vezes e por conta disso tenho na cabeça algumas de suas cenas; lembro a voz da professora perguntando a suas alunas: 'o que você faz bem? Todo mundo é bom em alguma coisa'. Sim, desde que crianças tentamos ser bons em algumas coisas e, por vezes, desejamos descobrir que somos ou poderemos ser bons em algo. Tenho dois talentos: titubeio e procrastino, sou bom nisso, bom titubeante e procrastinador. Sei que em geral as pessoas não vêem isso como qualidade, o que, em minha defesa, tenho que contestar: titubeia aquele que carrega mais dúvidas que certeza e, como é de conhecimento geral, isso se não é virtude ao menos trouxe menos prejuízos para a história da humanidade do que do que homens com certezas. A certeza sim é um mal, Hitler e Pol Pot tinham as suas, todo fanático tem suas certezas e aqueles que querem impor suas verdades a outros jamais questionam, duvidam ou se sentem indecisos; esses também não costumam adiar seus atos, não deixam pra depois. Sim, eu procrastino! Não apenas como conseqüência, óbvia, do titubear constante mas também como busca por auto-desenvolvimento ou complacência: demorar, deixar pra depois ou adiar é também uma busca por aperfeiçoamento: se acredito na minha evolução tenho necessariamente que acreditar que na próxima semana terei condições de fazer coisas melhores do que aquelas que faria hoje, por isso não deixo para amanhã o que posso fazer depois de amanhã. Essas qualidades extraordinárias que me colocam entre os melhores nessas artes me fizeram abandonar esse blog, com esse texto tentarei voltar a escrever, seja por teimosia ou pura falta de caráter!